Conteúdo principal Menu principal Rodapé
BI0SMEET Trilha: método

Métodos Híbridos em IA

sexta 11 abr
16:00
    Online
    Métodos Híbridos em IA

    As redes neurais modernas substituíram diversos algoritmos clássicos de aprendizado, mas ao custo de maiores demandas computacionais, necessidade de grandes volumes de dados e menor fundamentação matemática. Nesta palestra, o Prof. Jeova Farias apresentará duas linhas de pesquisa que buscam reconectar os fundamentos estatísticos da modelagem com a eficácia dos métodos contemporâneos.

    Na primeira parte, será discutida a adaptação do Método dos Momentos para ambientes com redes neurais, com aplicações em imagens de radar de abertura sintética (SAR). O novo método apresenta melhor desempenho e velocidade em relação a algoritmos tradicionais.

    Na segunda parte, será apresentado um algoritmo de segmentação de imagens não supervisionado e de zero-shot, que combina estratégias de deep learning com teoria de corte de grafos. A solução supera os segmentadores não supervisionados atuais, utilizando uma rede com dois ordens de magnitude menor em tamanho.

    Data: 11/04, às 16h
    Acesso: meet.google.com/tmu-sbho-vwx

    SOBRE O PALESTRANTE:

    Prof. Jeova Rocha Neto é Professor Assistente de Ciência da Computação em Bowdoin College (EUA). Possui PhD em Engenharia da Computação e Mestrado em Matemática Aplicada pela Brown University, além de mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Nice-Sophia Antipolis (França) e graduação em Engenharia da Computação pela UFC. Suas pesquisas abordam temas como otimização discreta, estatística e deep learning aplicados à segmentação e agrupamento de imagens.

    SOBRE A SÉRIE BI0SMEET:

    BI0SMEET é a série de encontros virtuais promovida pelo BI0S – Brazilian Institute of Data Science, dedicada à apresentação e discussão de pesquisas, aplicações e avanços em Inteligência Artificial, Ciência de Dados e áreas correlatas. A cada edição, convidamos especialistas do Brasil e do exterior para compartilhar conhecimentos, debater tendências e fomentar a troca científica entre pesquisadores, estudantes e profissionais da área.

    Ir para o topo